segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Lima Barreto em Triste Fim de Policarpo Quaresma

Atividade proposta para as turmas 801 (manhã) e 802 (tarde) da E.E. Mário Queiroz do Rosário - Bragança-Pará

Triste fim de Policarpo Quaresma foi publicado em 1915. Nessa época, muito pouca gente sabia ler e escrever no Brasil. Na obra, os vizinhos se irritam porque Quaresma tem livros em casa, acham que ele enlouqueceu porque lia, dizem coisas como “Esse Quaresma! Podia estar bem, mas foi meter-se com livros”. 
Policarpo Quaresma é, antes de tudo, nacionalista. Ama o Brasil acima de si próprio. Estudou com afinco o país, acreditando piamente nos livros de sua biblioteca.
Hoje, como são vistas as pessoas que têm o hábito da leitura?
Ao longo do tempo temos observado mudanças na postura das pessoas com relação à Pátria. Que mudanças se tornaram mais visíveis?

Bom trabalho queridos!

2 comentários:

  1. Policarpo Quaresma,mais conhecido como Major,ele era um homem nacionalista e patríotista,que tenta fazer uma revolução social de costumes,por tal motivo é considerado como louco,depois de se recuperar,ele continua com seus planos de reformas nacionais.Na qual se envolve na Segunda Revolta Da Armada,então ele resolve defender alguns prisioneiros passando assim a revolta,ele foi preso e condenado à morte.

    Aluna:Débora Cristina Sousa Da Silva.
    Aluna:Leidiane Pereira
    Turma:802
    turno:tarde

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga...você sabia que me eu adoro literatuta? Sempre que tenho oportunidade levo algumas leitura para as aulas de História.
    E adoro esse romance, Policarpo Quaresma. O Lima Barreto apresenta um Floriano Peixoto desdém...kkkkkk.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Obrigada! Lerei com carinho.