segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Os Miseráveis, de Victor Hugo


Os Miseráveis, do escritor francês Victor Hugo, foi escrito em 1862 e é uma narração de caráter social em que o misticismo, a fantasia e a denúncia das injustiças formam uma trama complexa, onde descreve vividamente, ao tempo de condenação, a injustiça social da França do século XIX.
O romance conta a triste história de um homem (Jean Valjean), que, por ver os irmãos passarem fome, rouba um pedaço de pão e é condenado a 5 anos de prisão. Devido às tentativas de fuga e mau comportamento na cadeia, acaba sofrendo outras condenações, pagando 19 anos de reclusão. O livro é uma denúncia contra as injustiças do poder judiciário que vem se repetindo em todas as épocas. Para o autor, o mundo é o terreno onde se defrontam os mitos, o bem e o mal, a bondade e a crueldade.
(http://www.passeiweb.com)

Ao ler os textos sobre a obra exposta vi neste acima transcrito uma boa síntese desta extraordinária obra de Victor Hugoe a imagem copiada de euamoatirardecarabina.blogspot.com E ao lê-la o que mais me chamou atenção foi o momento em que o bispo dar abrigo a Jean Valjean e, mesmo sendo roubado por ele, o perdoou dando-lhe mais um objeto de valor.
E você? O que mais lhe chamou atenção em Os Miseráveis, de Victor Hugo?

36 comentários:

  1. A forma cruel que Jean Valjean foi condenado,por ter roubado um simples pedaço de pão ,para alimentar seus irmãos que passavam fome.Apesar de ter sido um ato de caridade e nessecidade.Hoje em dia acontece muitos casos como esse do personagem Jean Valjean dos os miseráveis , pessoas que passam fome e por nessecidade são obrigadas a roubar, e muitas das vezes são julgadas injustamente.



    Alunas;Ewane Gama da Silva
    Silvana de Paula Brito Rodrigues
    Série:8ª 02 Turno:Tarde

    ResponderExcluir
  2. A parte mais interessante do texto em os Miseráveis de Victor Hugo:Jean Valjean mesmo com a discriminação, e por ser pobre ele ainda continuava ha pedir comida e hospedagem, mas ninguém queria lhe dar porque já sabiam da Historia dele, mas não desistia de sua jornada e continuou de casa em casa pedindo comida.
    Quando ele chegou em uma casa olhou pela vidraça havia uma cama, um berço e uma lamparina que luminava a casa.Jean Valjean achou de bater na porta para ver se essas pessoas davam o que comer para ele.
    Geralmente ainda acontece esses tipos de preconceito, muitas pessoas negam até a varanda de sua casa é um pouco de sua comida para alguém que necessita de ajuda.
    karla Larissa
    Tatiane Tavares 8ª02 turno:tarde

    ResponderExcluir
  3. o que mais nos chamou a atencao;foi que ele roubava para sustentar seus irmaos e depois foi preso e la ele era muito humilhado por mau conportamento na cadeia e com isso ele acabou sofrendo outras condenacaoes, pagando 19 anos de reclusao.Jean Valjean era um menino que ninguem gostava dele porque ele era muito pobre.
    Alunos; TARCISIO CHAGAS TAVARES E SAMARA DO SOCORRO DA SILVA GOMES SERIE 802 TARDE

    ResponderExcluir
  4. O que mais nos chamou atenção foide ele ver seus irmãos passando fome e robou um padaço de pão.
    Além de tudo foi condenado a 5 anos de prisão. Devido as tentativas de fuga, acaba sofrendo outras condenações, pegando 19 anos de reclução. Que injustiça ! O que é um pedaço de pão?


    SALA: 802 TURNO: TARDE
    ALUNO: MARCELO DA SILVA E SILVA 1
    SHEILA DE FÁTIMA OLIVEIRA CUTRIM

    ResponderExcluir
  5. O que mais nos enteressou foi que Jean Vaujean roubava para comer,ele era órfão de pai e mãe e tinha uma irmã mais velha casada que tinha sete filhos.Jean tornou-se o arrismo da família passou a sustenta a irmã e os subrinhos com trabalhos grosseiros,quando ele comia a irmã tirava o melhor pedaço do prato para da a uma das crianças mas seu trabalho era insuficiente para sustenta uma família.
    A miséria aumentou,certo ano em um inverno rigoroso,jean não encontrou trabalho as crianças ficaram sem pão.

    alunos:Karla luryan ferreira de moraes
    Tiago wallecy costa nunes
    série:802 tarde

    ResponderExcluir
  6. O livro conta a história de um homem que ver os irmãos passarem fome por isso ele decidiu roubar um pedaço de pão para não mais sentirem fome. Essas pessoas eram muito nessecitadas foi preso e condenado 19 anos após esses anos volta ser livre viver uma vida normal e tranquila .

    sala;802 turno; tarde alunos;jaris farias e Bruno do Rosario Alves

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!
    Achamos muito interessante no LIVRO os MISERÁVEIS do Autor VICTOR HUGO,a forma da injustiça que fizeram com um ser humano, que por um pedaço de pão.
    JEAN VALJEAN, por ser uma pessoa solidaria que queria somente ajudar sua familia IRMÃ E SUBRINHOS, pelo o fato de perde sua mãe e seu pai ainda pequeno e ser criado por sua irmã mais velha que tinha sete filhos, e o dinheiro que eles ganhavam não dava para sustentar a todos.
    E por um simples pedaço de pão,que pegou do padeiro pra alimentar a sua irmã e seus subrinhos , foi preso por 5 anos.
    Pelos os dias de hoje as vezes vimos muitas pessoas em nossas casas pedindo alimento para se alimentar.
    E as vezes por um simples impulso dizemos NÃO!

    Por:Jaceliny Azevedo
    Ana Caroline dos santos
    Turma : 8ª 02 tarde

    ResponderExcluir
  8. O livro de Victor Hugo(Os miseráveis) é focada a uma história triste de um homem e uma mulher e sua filha.Vizualizando esse lado da história pode se dizer que o destino dessas pessoasforam muito crúeis,começando pela história de Jean Valjean que pegou uma pena de 5 anos por ter roubado um pão e depois de solto quardava sua verdadeira indentidade comentendo mais furtos de um simpático padre que por ter passado as mesmas situações em que Jean Valjean se encontrava em momentos de desespero o padre o acolheu.Pois deu todo o conforto de sua casa e alimento para uma pessoa tão necessitada como Jean Valjean no outro dia ápos o padre da o conforto pra ele e alimento,ele tinha roubado seus talheres de prata e fugiu lógo depois passando para o outro lado da história Fantine e sua filha Cosette estavão desesperada para que sua mãe Fantine arranjase um emprego pelo desespero que ela se encontavam Fantine decidiu hospedar sua filha com o casal Thérnadier e procurar um emprego um mais rápido possivel para pagar os dias que sua fiha fique hospedada com o casal que não era de bom grado levando-se em conta que era uma familia rica fazia de sua filha Cosette pior que cachorro faziam dela uma escrava,sua mãe Fantine tinha consiguido um emprego de operaráia de uma empresa de tecidos.
    Nomes:Felipe Schoemberguer
    Josicleia Ferreira Brito
    Série;8 02 tarde

    ResponderExcluir
  9. A parte que mas nos chamou atençao foi guando ele teve que roubar pão para dá a sua familia que estava faminta.E foi codenada a 19 anos de prisao.Cumpriu a pena.E quando ele saiu trocou de indetidade e se tornou um grande empresário.E promoveu um desenvolvimento e ajudou toda cidade.

    O que nos achamos enteresanti foi o momento en que ele sai da prisao e nao se vinga pos en ves de faser o mau ele fas o bem a cidade. sera que ainda exeste gente assim ?

    alunos:Vitor Cesar Reis Moteiro
    tiago amorim fernandes 802 tarde

    ResponderExcluir
  10. Os Miseráveis é um clássico da literatura francesa escrito no século XIX e traduzido por Walcyr Carrasco.O livro tem como personagem principal Jean Valjean, ex-presidiário, rancoroso, que por roubar pão para ajudar uma família cumpriu pena por 19 anos nas Gales. Gales, eram barcos movidos a remo onde os remadores trabalhavam acorrentados e recebiam um soldo mínimo que ficava guardado até libertarem-nos Ao sair do presídio Jean tentou levar uma vida honesta, buscou por vários trabalhos mas quando conseguia, recebia menos que os demais...
    Ele vivia sempre triste por causa da injustiça que tinham com ele,por causa do seu passado de detento presédiario.

    Aluna:Débora cristina sousa da silva
    Aluna:Eline mourão machado
    Sala:802
    Turno:TARDE

    ResponderExcluir
  11. michel Jhonny (801) Manhã5 de outubro de 2010 às 22:35

    O livro Os miseráveis relata a estória de um homem que foi preso, durante 19 anos por ter furtado um pedaço de pão. Apenas 5 anos foi condenado mas por tentativas de fugas por duas vezes, sua sentença foi maior e durou os 19 anos, mas depois foi liberto, e saiu nas ruas batendo em porta em porta atrás de um pouco de comida e lugar para dormi. Todas as portas que ele batia as pessoas a expulsava.
    Ele de repente avistou uma casinha da palha no quintal de uma casa, tentou se abrigar na mesma, mas o cachorro que estava no local expulsou por baixo de mordidas.
    Depois de tentar por varias vezes um abrigo se deitou em um banco de praça, e uma senhora saindo da igreja aproximou-se e perguntou o que se passava com ele então ela relatou toda sua estória para senhora então a mesma deu-lhe algumas moedas e perguntou: você já foi naquela casa? e lhe apontou a mesma, o homem disse que não havia ido, então o mesmo foi tentar, e bateu na porta e um senhor que era bispo perguntou o que ele desejava, ele lhe disse um pouco de comida e um cantinho para dormi o bispo então mandou-lhe entrar.
    Ele contou sua estória ao bispo e perguntou você me aceitar do jeito q eu sou, e o bispo lhe disse sim pois a casa não e minha mas sim de Deus e ele aceita do jeito que nos somos.
    Eu gostei da parte em que o bispo fala ao homem que ele o aceita apesar dele ter um passado ruim e também da parte que o bispo fala aos policiais que ele tinha dado as ele o que o mesmo havia roubado ainda disse que ele tinha se esquecido de lhe da os castiçais.

    ResponderExcluir
  12. O que me chamou mais atenção e que ele rouba um pedaço de pão paraos irmãos dele e por isso ele e condenado 5 anos de prisão devido a tentativa de fugas,e mau comportamento e que o livro dele é muito bom

    ResponderExcluir
  13. Lucas Araújo e Welthon 801 manhã6 de outubro de 2010 às 10:17

    A parte da história que mais nos chamou atenção foi quando ele chegou nas ospedarias e foi rejeitado,espulso das pençôes e até do canil,quando ele disse "não valho nem um cachorro".Quando ele vai dormir no banco da praça e a velha o ajuda com apenas quatro moedas.

    ResponderExcluir
  14. a parte que nos achamos mais interessante,foi so porque ele roubou um pão para os irmão que estavão com fome,ele foi condenado a 5 anos de prisão.isso nos da uma visão,de que antigamente por você rouba qualquer coisa,você era condenado a alguns anos de prisão,mais hoje em dia você pode roubar, ou lidão uma multa digamos de 150,00 reais ou alguns dias na prisão ou também não vão fazer nada. (depende da sorte que você tem)

    aluna: andressa da silva araujo
    aluna: antonia taise r. da silva
    sala: 802 serie: 8ª turno: tarde

    ResponderExcluir
  15. Ana Clara & Tamires da Costa - 801 manhã6 de outubro de 2010 às 10:30

    Os Miséraveis
    O que mais nos chamou a atenção foi o momento em que Fantine deu sua filha a família Thénardier para conseguir emprego em outra cidade,que não aceitava mulher solteira com uma filha.
    Fantine trabalhou muito,para conseguir dinheiro para mandar para sua filha.Só que ela não sabia que a família Thénardier maltratava Cosette(assim se chamava a filha de Fantine).

    ResponderExcluir
  16. Antonio Rafael e Luis Carlos (801) Manhã6 de outubro de 2010 às 10:31

    A parte que mais nos chamou atenção foi o motivo prisão de jean valjean no lugar de outra pessoa mostrando sua bondade por aquele homem e acabou fugindo para cunpri sua promessa a mãe de Cosette viajou por varios lugares até chegar na casa do senhor Thénardier

    ResponderExcluir
  17. ALESSANDRA DE PAULA E MICHEL JHONNY - 801 manhã6 de outubro de 2010 às 10:31

    O livro os miseraveis conta a estoria de um homen que foi preso durante 19 anos por ter roubadado um pedaço de pão. Ele foi condenado apenas 5 anos mas por tentativas de fugas por duas vezes sua sentensa foi maior e durou os 19 anos.Mas depois foi liberto e saiu nas ruas batendo em porta em porta procurando abrigo e um pouco de comida,mas em todas as portas que ele batia todaos negavam abrigo,ja cansado de ser regeitado por todos começou a ficar sem esperança,mas derepente Jean valgean avistou uma casinha de palha no fundo de um quintal o homem ja cansado tentou se abriga la mas chegando la avistou um cachorro que tentou devoralo mas homen consiguio se defender com o seu cajado e com o saco de viagem.E então se deitou no banco de uma praça ,e uma senhora saindo da igreja vio ele deitado e se aproximou-se e perguntou o que estava acontecendom com ele e então ele relatou toda a sua estoria pra ela.Comovida com a historia do homen deu-lhe augumas moedas e ensinou a casa de um pobre homen que teria a certeza de que iria abriga-lo.Chegando la o homen bateu na porta e o senhor que era bispo perguntou o que desejava então ele respondeu que queia um pouco de comida e um cantinho para dormir,intão o bispo mandou entrar e o homem perguntou você vai me aceita do jeito que eu sou e o bispo respondeu claro que sim porque essa casa não e minha mas sim de Deus e ele aceita as pessouas do geito que elas são. Nois gostamos mas da parte que a jovem senhora o ajudou-lhe a encontra o caminho que o levaria ao lugar certo para uma vida melhor.

    ResponderExcluir
  18. Joel Corrêa e Karolynne de Cássia - 801 manhã6 de outubro de 2010 às 10:34

    O que nos chamou mais atenção foi o fato de jean tentar varias vezes ter sua liberdade,mas o que ele ganhou foi mais alguns anos na cadeia, 19 anos para ser mais específico.Ao ser acolhido por um padre ele o rouba,mas o bom senhor não o entrega a polícia(o que vem sendo o seu pesadelo nos ultimos anos)e acaba dando alguns conselhos ao mesmo, o que mudou sua vida.Depois de algum tempo torna-se rico e ajuda os pobres e famintos de uma pequena cidade.
    Muitas vezes somos julgados pelo nosso passado,mas todos nos erramos merecemos perdões e segundas chances devemos ver o que a pessoa é agora,hoge.Então jean, (onde quer que você esteja)seja um homem bom,e lembre-se de ser semprer você mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Raiana Dos Santos Loureiro e Taila Taniele S. Gonsáveis. 801 Manhã.6 de outubro de 2010 às 10:39

    Os MISERÁVEIS é um livro muito interesante de se ler,uma história que fala de um homem onde ele enfrentou altos e baixos mais nunca desistiu de encontrar uma vida de honestidade,caridade e paz.Depois de cumprir desenove anos na prisão por te roubado um pão foi encontrar abrigo na casa de um bispo.
    Nosso ponto de vista é que esse livro e como se fosse a realidade do mundo por que se um homem não tem nada ao sair da cadeia sua unica solução e voltar ao crime,assim como acontece com muitos ex-presidiários hoje em dia.
    Essa história fala sobre a inveja,o amor,a mentira,o medo e o desprezo das pessoas por quem não tem uma moeda em seu bolso como muitos mendigo atualmente.

    ResponderExcluir
  20. NAYANE DE NAZARÉ MONTEIRO QUADROS E THAIANE RODRIGUES NORONHA - 801 manhã6 de outubro de 2010 às 10:44

    O que mas nos chamou atenção no livro os miseraveis,foi a parte em que o personagem(JEAN VALJEAN),ao tentar matar a sua fome e a de seus irmãos,robou um pedaço de pão,e por esse ato foi preso e condenado a 05 anos de prisão,por suas tentativas de fugas sua pena chegou á 19 anos.Depois de cumprir sua sentensa foi liberado,após ser liberto saiu a procura de um abrigo,mas todos por preconceito, despresavam-o por ele ser um ex-presídiario.
    Nós entendemos que não devemos despresar as pessoas e sim ajuda-las,pois todos nós somos iguais e dependemos um dos outros.

    ResponderExcluir
  21. ANNA CARLA SILVA SANTANA E ADRILENE CRISTINA RIBEIRO DA SILVA - 801 MANHÃ6 de outubro de 2010 às 10:48

    OS MISÉREVEIS
    Nós gostamos das partes: O ROUBO DO PÃO E A PARTE EM QUE COSETTE GANHOU A BONECA DE LOUÇA.
    A parte do roubo do pão para alimentar ele, sua irmã e os seus subrinhos. Mas o padeiro o denunciou e ele foi condenado a cinco anos de prisão, fugiu e foi dinovo condenado mas agora a tres anos e retornou a fugir e ganhou mais cinco anos mas agora com castigos.

    Nós gostamos também da parte em que Cosette gan hou a boneca porque ela era muito dispresada pelo senhor e pela senhora Thénardier e JEAN VALJEAN deu uma boneca era simples mas para ela era uma maravilha, pois apenas brincava com os bonecos já velhos e que não prestavam das filhas do casal Thénardier.

    ResponderExcluir
  22. Marcos e Ewerton-801 manha6 de outubro de 2010 às 10:53

    A parte que mais me chamou atencao foi quado a FATINE entregou a sua filha COSETTE para a familia THÉNARDIER.Eosenhor thénardier mandava cartas para a fatine para ela mandar dinheiro para cosette mas a fatine nao tinha dinheiro porque foi demitida do seu trabalho,por isso ela cortou os seus cabelos longos e louros,mandou arrancar os dentes da frente e virou prostituta.

    ResponderExcluir
  23. Luana de Kássia e Izana Raissa 801 Manhã6 de outubro de 2010 às 10:56

    Bom, que nos chamou mais atenção foi no momento em que a Fantine deixou a sua filha Cosette com uma família que aparentimente parecia boas pessoas, mais na verdade maltratavam a menina mandava ela lava a rua vestia ela com roupas rasgada e velhas....
    Essa história nos mostra muitas realidas que hoje em dia acontecer e isso serve de exemplo para muitas pessoas ...

    ResponderExcluir
  24. wanderson e Luciano serie 801 turno manhã6 de outubro de 2010 às 10:57

    A parte que mas nos chamou atenção foi ao Jean valjean ter chegado a cidade e as pessoas não terem nem uma bondade com ele ,pois ele só queria uma cama para dormi e comer mais os dono das casas não aceitavam ele, foi quando o bispo acolheu ele e a perdoá-lo apesar dele ter roubado-o.

    ResponderExcluir
  25. Danila Renara e Naely Costa - 801 Manhã6 de outubro de 2010 às 10:59

    comentário Danila e Naely:nós achamos errado o personagem Jean Valjean ser preso por causa de um roubo de um pão,ele cumpriu 5 anos de prisão por causa de tentar que sua família não passace fome,a sentença aumentou mas 14 anos por tentar fugir,após 19 anos preso ,Jean Valjean cumpriu sua pena nas gaiés,JEAN estava rumo a cidade chamada Digne,ele foi pedir abrigo numa hospedaria,e ele foi escurraçado das ambas,até que um bispo de 75 anos o acolheu e JEAN Valjean o robou,mas MONSENHOR bEMVINDO O bispo não gardou recentimento de tão bondoso que eie era o perduou.

    ResponderExcluir
  26. Julianny e Tamylys-801 manhã6 de outubro de 2010 às 11:08

    JULIANNY LEITE DE SOUSA.
    TAMYLLYS DE CASSIA F.SOUSA.
    OS MISERAVEIS,RETRATA A HISTORIA DE UM HOMEM FORÇADO QUE AO LOGO DE SUA VIDA VIVEU COMO UM FUGITIVO,ELE ERA ATÉ UM CERTO MOMENTO UMA PESSOA SEM AMOR,GUANDO CONHECEU Cosette A SUA VIDA TEVE UM OUTRO SENTIDO,POÍS DESCOBRIRA O QUE É O AMOR.ESSE LIVRO TAMBEM NOS FALA COMO É BOM SER HUMILDE COM QUEM NECESSITA,NOS FALA TAMBEM SOBRE UM NETO REJEITADO PELO SEU AVÓ, MAIS GUANDO A MORTE BATE A PORTA,O PERDÃO SEMPRE PREVALECE.
    ENTÃO ELE FOI PRESO POR CAUSA DE UM PÃO, PARA AJUDAR SEUS IRMÃOS.ELE CUMPRIU 19 ANOS DE CADEIA,TAMBEM TINHA NA HISTORIA UMA JOVEM CHAMADA FANTINE,ELA ERA LINDA,TEVE UM NAMORADO QUE NÃO LIGAVA MUITO PRA ELA,DE LA SAIU UMA MENINA CHAMADA COSETTE.
    A THENARDIER DETESTAVA COSSETE,ELA TINHA UM APELIDO QUE O POVO A COLOCOU DE COTOVIA.
    (ENTÃO JEAN ONDE QUER QUE VOÇE ESTEJA LEMBRE-SE QUE TODO MUNDO ERRA,E É ERRANDO QUE SE APRENDE.

    ResponderExcluir
  27. Tatiana Tavares da Silva - Nubia de Cassia Aviz Alves- 801 manha6 de outubro de 2010 às 11:12

    Nos entendemos sobre o livro os MISERAVEIS que jean valjean ele nao se identificava com seus crimes cometidos ,mais ele foi condenado por de 19 anos por causa que robou um pao, tentou varias vezes fugir e nao conseguiu ate aumentar sua pena dai foi livre tentou melhorar sua vida mais nao conseguiu um bispo de digne ajudou ele e deu comida,hospedou jean valjean em sua casa mais robou o bispo com talheres de prata e fugiu outra vez mas foi preso novamente.

    ResponderExcluir
  28. BENEDITO RIBEIRO E LUIS FELIPE SALA 801 TURNO MANHÃ6 de outubro de 2010 às 11:25

    a parte que mais nos chamou atenção foi que ele robou pães para alimentar os irmãos que estavam morrendo de fome e foi punido com 5 anos de prisão mais depois que foi libertado passou a bater de porta em porta atrás de abrigo e comida mais em todas as portas que ele batia o rejeitavam depois de ser rejeitado ele tava sem esperanças mais ele de repente achou uma casinha de palha em um fundo de quintal chegando lá ele avistou um cachorro muito brabo tentou devoralo mas com um cjado ele conseguiu se defender em tão ele se dirigiu em direção de uma praça e se deito em um banco logo após uma senhora após sair da igreja foi em sua direção quando ela o avistou em um banco de praça quando chegou perto dele o perguntou o que estava acontecendo com ele e ele contou sua história sofrida à senhora depois de contar a ela sua història comovida com a situação do rapaz ela lhe deu algumas moedas e ensinou o caminho de uma casa de um homem pobre que concerteza iria abrigalo ao chegar na casa do homem que era um bispo e ele o perguntou que ele desejava e o homem disse quero um pouco de comida e um abriga pra ele morar e o bispo mandou ele entrar eo homem o perguntou o senhor vai me aceitar do jeito que eu sou e o bispo disse a seguinte frase ''deus aceita as pessoas dojeito que elas são''. essa parte ensina as pessoas a ajudar o proximo que está passando dificuldade.

    ResponderExcluir
  29. Deivid Ravelly & Leonardo Costa (801) Manhã6 de outubro de 2010 às 12:27

    Resumo: OS MISERÁVEIS contam a história de Jean Valjean, condenado a 19 anos de prisão por roubar um pedaço de pão e tentar fugir da cadeia. Depois de ser libertado, esconde seu passado. No tribunal de Faverolles, França, Jean Valjean é condenado a passar 10 anos nas galés, por roubar comida. Após cumprir a pena é posto em liberdade condicional, sendo que se não se apresentar regularmente descumprirá os termos da condicional e ficará preso por toda a vida. Logo Valjean se sente marginalizado por todos que encontra, pois carrega o “passaporte amarelo” que o identifica como um ex-presidiário. Valjean só é ajudado pelo bispo Bienvenu, mas em vez de se mostrar grato ele rouba toda a prataria do bispo. Logo é preso, pois as peças de prata tinham o brasão do bispo. Quando Valjean é levado pelos soldados até a presença de Bienvenu, este diz que deu a prataria para Valjean e ainda diz que ele se esqueceu de levar os castiçais. Esta demonstração de bondade faz Valjean voltar a crer nas pessoas. Após alguns anos, Valjean torna-se um próspero empresário, o prefeito da cidade e um homem respeitado pela sua bondade, chegando até mesmo a adotar Cosette. Ele é realmente um pai, em parte para se redimir de ter se expressado mal e tiver deixado Fantine , a mãe de Cosette, ter sido despedida da sua fábrica, que ficou em razão disto com a saúde muito abalada e ter perdido por anos a guarda da filha. Um dia Valjean vê um aldeão preso embaixo de uma carroça pesada, e com uma força que parece ser sobre-humana, a levanta usando suas costas, o que permite que homem seja salvo. O chefe de polícia do local, Javert, que cumpre a lei ao pé da letra sem a menor clemência, assiste este feito, que o faz lembrar que um prisioneiro de galé que ele encontrou uma vez. Ele investiga o passado do prefeito e o identifica como Jean Valjean, um criminoso procurado, pois nunca se apresentou para cumprir os termos da condicional. Porém fica confuso quando um prisioneiro retardado que será julgado afirma ser Jean Valjean. Quando o julgamento estava em andamento alguns prisioneiros afirmam que ele é Valjean, mas o verdadeiro Jean Valjean, que estava no tribunal, diz que o acusado é inocente, pois ele é Jean. Isto fará Javert iniciar uma caçada sem tréguas para prender Valjean, pois a lei tem de ser cumprida.
    Nós também gostamos da parte sobre o bispo, ele foi bastante generoso ao acolher o Jean Valjean e a perdoá-lo apesar dele ter o roubado.
    Quando se acaba de lê o livro ficamos intrigados com a bondade e a maldade que o ser humano é capaz, e achamos que todo mundo, no fundo é um miserável! Parabéns por ler essa obra prima do genial Victor Hugo!

    ResponderExcluir
  30. BENEDITO RIBEIRO E LUIS FELIPE 801 MANHÃ7 de outubro de 2010 às 17:23

    Os MISERAVEIS de Vitor Hugo e um livro muito interessante a parte que mais nós chamou atenção foi quando ele foi preso por querer roubar pães para seus irmãos que estavam com muita fome so que ele foi preso e condenado a5 anos de prisão mas ele tentou fugir duas vezes ai a pena foi de 5 para 19 anos e depois que foi libertado saiu batendo de casa em casa atrás de comida e um abrigo para morar mas todos o renegavam.Cansado e sem nenhuma esperança foi em direção de um banco de praça e se deitou lá uma senhora já de uma certa idade depois de sair da igreja foi em direção dele e o perguntou o que estava acontecendo ele contou sua história comovente a ela comovida com a história do pobre rapaz ela deu algumas moedas a ele e ensinou o caminho de uma casa de um bispo que concerteza iria abrigalo chegando na casa o bispo perguntou o que ele queria ele o respondeu preciso de comida e um abrigo para eu morar e o bispo respondeu pode entrar eo homem disse o senhor vai me aceitar do jeito que eu sou eo o bispo disse a seguinte frase ''Deus aceita as pessos do geito que elas são''fim. Fica a mensagem que sempre quando podermos devemos ajudar o próximo que está passando mais necessidade financeira.

    ResponderExcluir
  31. Maria de Fátima - 802 tarde8 de outubro de 2010 às 16:26

    O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI,A FORMA CRUEL QUE JEAN FOI CONDENADO,SÓ POR TER ROUBADO UM SO PEDAÇO DE PÃO PARA SER ALIMENTAR E TAMBÉM SEUS SUBRINHOS QUE PASSAVAM MUITA FOME,ALÉM DE TUDO ELE FOI CONDENADO A PRISÃO DEVIDO AS TENTATIVAS DE FUGAS PEGANDO A 19 ANOS.

    O QUE A NECESSIDADE FAZ HOJE EM DIA-A-DIA ESSE PERSONAGEM DE JEAN VALJEAN DOS MISERAVEIS.
    QUE MOSTRA A REALIDADE DAS PESSOAS QUE PASSAR FOME E TAMBÉM POR CAUSAR DE TER A NECESSIDADE SÃO OBRIGADO A ROUBAR DE OUTRAS PESSOAS PARA TER E PARA SER ALIMENTA A SUA FAMILIA.
    NOME: MARIA DE FATIMA DA CONCEIÇÃO
    TUMA: 802

    ResponderExcluir
  32. ELANE SILVA DA LUZ e LEIDIANE PEREIRA DA SILVA SÉRIE 8 02 TARDE8 de outubro de 2010 às 16:48

    O livro os miseraveis de VICTOR HUGO.JEAN VALJEAN ele foi humilhado por muitas gente;ninguém queria hospedar ele só porque ele era um forçado das galés. Ele estava muito triste deitado no banco emfrente uma catedral. Só porque ele robou um pedaço de pão para dar ao seus sobrinhos; por que sua irmã ficou viuva com 25 anos; ela tinha 7 filhos o mais velho tinha 8 anos o mais novo tinha 1 ano. Quando chegou o inverno o trabalho ficou dificil ele começou a passar fome JEAN VALJEAN não gostava de ver a irmã e seus sobrinhos passando fome. Ai foi quando ele passou numa padaria e roubou um pedaço de pão. Essa história é triste porque ele passou por muita dificuldade ele foi preso por uma coisa boba. Porque roubar um pedaço de pão não é um crime violento pra pegar 19 Anos de prisão.

    ResponderExcluir
  33. Muito bom esse debate que voce promoveu Cris! Voce é demais viu menina, pena que poucos possam perceber seus vários talentos!

    ResponderExcluir
  34. Os miseraveis fala de um homem que não tinha lugar pra passar a noite entâo ele foi procura hospedagem so que o dono da hospedagem disse que não tinha lugar pra ele passar a noite e ele segiu foi procura outro lugar e não encontrou teve dormi em frente a catedral,como ele nâo tinha trabalho e nem comida para da para seus sobrinho ele teve que rouba o pâo mais o padeiro ouviu quando ele tava roubando. Eu daria uma um lugar para ele dormi pós ele tava com sono e com frio mesmo não sabendo quem ele é nem oque ele poderia fazer pós somente pelo fato dele muito triste não conseguiria dizer não'

    ResponderExcluir
  35. Obrigada a todos que contribuíram com esta maravilhosa troca de conhecimento.
    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  36. De nada! Eu também agradeço por participar dessa trocar de conhecimento e por te conhecido essa bela Historia.
    Foi uma grande experiência pra mim, pois eu achava que ñ tinha capacidade de ler um livro e poder comentá-lo no blog, pra mim no papel seria muito + fácil, porque só você professora ia ler e no blog varias pessoas vão poder compartilhar o que eu fiz juntamente cm o meu colega.
    Muito obrigado por me mostrar que sou capaz de realizar uma coisa que pra mim era uma pouco difícil.

    ResponderExcluir

Obrigada! Lerei com carinho.