sexta-feira, 29 de julho de 2011

I Gincana Literária 2011-MQR



Regulamento da I Gincana Literária da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mário Queiroz do Rosário no ano de 2011


Regulamento

Capítulo I

Das disposições gerais
            Art.1º A organização da gincana pedagógica é responsabilidade da comissão organizadora em parceria com a direção de escola, coordenação pedagógica, professores, alunos e demais funcionários.

Art.2º O objetivo da I Gincana Literária é integrar alunos, professores e colaboradores, relacionando os conhecimentos adquiridos com a leitura dos livros propostos pelo Plano de Desenvolvimento da Educação PDE, conhecimentos estes adquiridos pelos alunos, de forma interdisciplinar e lúdica.

Capítulo II

            Art. 3º Da participação e composição das equipes

a) Os alunos do ensino médio estarão organizados em equipes por série: 1º X 2º X 3º. E os alunos do ensino fundamental estarão organizados: 5ª e 6ª séries contra 7ª e 8ª séries.
b) As equipes inscritas comprometem-se a cumprir todas as determinações desse regulamento;
c) Cada turma deverá escolher um aluno para líder;
d) Até 11 de agosto de 2011cada série deverá eleger um professor coordenador, que não poderá ser nenhum dos responsáveis pela Gincana;
e) O líder de turma participará de reuniões que acontecerão durante o desenrolar da Gincana;
f) As tarefas solicitadas para a gincana devem ser divididas entre todos os alunos das turmas, pois todos estarão sendo avaliados.

Capítulo III
Art. 4º Das Inscrições
a)      As inscrições serão automáticas. Ficando somente a cargo de cada equipe escolher seus alunos coordenadores ou lideres após o conhecimento do regimento.
b)      Cada turma deverá entregar o nome de seu líder à comissão organizadora da gincana até o dia 13 de  agosto de 2011.
c)      Cada equipe receberá uma pasta com o regimento que deverá ser devolvida à coordenação contendo a lista de alunos participantes e a tarefa em que cada um desempenhará.

Capítulo IV
Art. 5º Do local das provas:
As provas serão realizadas na Escola mediante projetos e a culminância se dará à praça Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Capítulo V
Art. 6º Das datas:
Cronograma
Atividades
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Inicio das atividades
X






Inscrição
X
X





Entrega do nome do líder à comissão organizadora da gincana

Dia13





Realização de projetos
X
X
X

X


Entrega das provas antecipadas






Dias 24 e 26
Entrega das questões formuladas pelo professor







Eleição do professor coordenador de equipe




Dia 11


Abertura






Dia 26
Culminância






Dia 27

Abertura às 18:00h


Atividades da gincana com início às 16:00h

Capítulo VI
Art 7º Das Tarefas
a) As tarefas da I Gincana Literária da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Mário Queiroz do Rosário serão baseadas nas leituras dos livros propostos pelos professores com base no projeto do PDE.
b) As tarefas relâmpagos e brincadeiras de palco serão formuladas e organizadas pela equipe coordenadora da gincana.
            c) As tarefas antecipadas e questões sobre a obra em estudo ficarão a cargo de todos os professores envolvidos no projeto.
            d) As questões sobre as obras em estudo serão formuladas pelo professor de língua portuguesa, de inglês, redação, artes e educação artística da turma.
                                                              
Art 8º Tarefas antecipadas


Leituras obrigatórias por série:


Ensino Fundamental:
5ª Série – A reforma da natureza de Monteiro Lobato e Visagens e assombrações de Belém de Walci Monteiro
6ª Série – Viagem ao céu de Monteiro Lobato e Clones demais de Marcelo Leite
7ª Série – Dom Quixote das Crianças de Monteiro Lobato e Em busca da fama de Edth Modesto
8ª Série – O Poço do Visconde de Monteiro Lobato e A marca de uma lágrima de Pedro Bandeira
Ensino Médio:
1º anoA felicidade é azul de Denis Cavalcante e O velho da horta de Gil Vicente (leitura obrigatória).
2º ano – Contos Amazônicos de Inglês de Sousa e Capítulo dos Chapéus, D. Paula e Uma Senhora de Machado de Assis (leitura obrigatória).
3º ano – Memórias do Quintal de Alfredo Garcia e Vidas secas de Graciliano Ramos
Atividades:
 Teatro 50 e 30pts
Paródia dramatizada de 50 e 30pts
Recitação de poesias produzida pelo aluno 20pts (tarefa cumprida)
Produção do slogan de 50, 30, 20 pts até 1ª semana de junho
 Projetos expostos durante as aulas no decorrer do ano letivo até agosto antes de gincana. 25pts
Faixa elaborada a partir da obra lida pela equipe;
Bibliografia do autor em estudo para montagem do painel;
Painel com imagens que retratem a obra lida pela série;
Doação de livros literários e gibis em perfeito estado de uso – maior quantidade de livros e maior quantidade de gibis. Ficará a cargo do professor responsável pela equipe observar o estado dos livros procedendo à contagem.
       Propaganda de incentivo a leitura.

Art 9º Tarefa quase impossível
Tempo Máximo de 10 minutos. 30pts
  • Trazer um (a) escritor (a) da terra para falar de sua obra;
  • Caracterizar um pai ou uma mãe com um personagem da obra estudada;
  • Trazer a família de um aluno da equipe para dramatizar uma lenda urbana.

Abertura:
Paródia dramatizada;
Apresentação do mascote
Apresentação das propagandas eleitas;
Apresentação das torcidas;

Capítulo VII
Art. 10º Mascotes
            A disputa será entre equipes e teremos um mascote vencedor de cada modalidade – Fundamental e Médio.
            As equipes trarão seus mascotes devidamente caracterizados. Além da caracterização, os jurados avaliarão a justificativa da escolha dos mascotes.

Capítulo VIII
Da pontuação:
a)   Serão pontuadas as equipes que realizarem as tarefas exigidas no prazo e horários determinados;
b)  Cada prova estipulada vale 50 pontos (exceto Perguntas e respostas e projetos realizados no decorrer do ano);
c)      À falta de organização e pontualidade das equipes serão retirados 10 pontos em cada prova;
d)     À equipe mais organizada e animada durante os dois dias será aplicado o prêmio bônus de 30 pontos;
e)      A equipe que copiar ou plagiar um trabalho perderá os pontos da prova em questão;
f)       Em caso de empate serão realizadas perguntas até uma equipe obter maior número de acertos;
g)      Cada acerto da prova de Perguntas e resposta valerá 10 pontos.

Capítulo IX
Dos jurados:
A comissão julgadora poderá ser formada por professores de outros estabelecimentos de ensino.
Os jurados serão convidados pelos responsáveis pela Gincana Literária.

Capítulo X
Da premiação:
Será premiada uma equipe vencedora de cada modalidade.

Capítulo XI
Da avaliação:
            Os trabalhos realizados serão convertidos em notas para as disciplinas de: Língua Portuguesa, Redação, Ed.Artística, Artes, Literatura e Língua Inglesa. Ficando a cargo de cada professor o valor desta atribuição.

Das Disposições Finais
Os casos omissos nesse regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora, resolvidos e informado as equipes através de seus lideres seja professor ou aluno.
Os recursos referentes às tarefas da gincana serão julgados pela Comissão Organizadora do evento.
Qualquer alteração neste regulamento será informado com antecedência e publicado a todos os envolvidos na atividade aqui proposta.




Agradece equipe organizadora:

Profª Roselís Oliveira – responsável em manter informado o turno da manhã
Profª Cristiane Melo – responsável em manter informado o turno da tarde
Prof. Adriano Pereira – responsável em manter informado o turno da noite




domingo, 13 de março de 2011

Menina Bonita do Laço de Fita


Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...
de Ana Maria Machado

imagem de: http://wn.com/Menina_Bonita